O número de eleitores que não compareceram às urnas aumentou no segundo turno das eleições em cinco cidades do Rio Grande do Sul. Em Porto Alegre, a abstenção chegou a 34,82%, superior aos 31,51% registrados no primeiro turno. Canoas, Caxias do Sul, Pelotas e Santa Maria também apresentaram crescimento no índice de ausências, conforme dados preliminares do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul (TRE-RS).
O desembargador Voltaire de Lima Moraes, presidente do TRE-RS, destacou que, embora os números estivessem abaixo das projeções iniciais, a abstenção ainda é motivo de atenção. Durante pronunciamento no auditório da corte, no Centro Histórico de Porto Alegre, Moraes reforçou a necessidade de compreender os fatores que levaram ao aumento. “A abstenção foi bem menor do que se projetava, mas ainda assim significativa”, pontuou.
Já a presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Cármen Lúcia, anunciou que a Corte investigará as causas desse aumento em todo o país. Em coletiva, a ministra observou que o índice de abstenção no segundo turno de 2024 alcançou 29,26%, levemente inferior ao registrado em 2020, quando o país ainda enfrentava os desafios impostos pela pandemia de covid-19. "Cada região terá suas particularidades analisadas. Houve fatores climáticos e operacionais que afetaram o comparecimento, e precisamos identificar essas causas para reduzir a abstenção nas próximas eleições", afirmou.
CONFIRA OS ÍNDICES DE ABSTENÇÃO NAS CINCO CIDADES GAÚCHAS COM 2º TURNO
- Porto Alegre: 34,82% no segundo turno (31,51% no primeiro)
- Canoas: 35,7% (31,83% no primeiro)
- Caxias do Sul: 28,64% (25,13% no primeiro)
- Pelotas: 26,07%, com 16 urnas ainda a apurar (24,33% no primeiro)
- Santa Maria: 29,8% (27,54% no primeiro)
A análise do TSE sobre esses números deverá considerar os desafios específicos de cada localidade, em busca de medidas para reduzir a abstenção e incentivar a participação dos eleitores nas próximas eleições.
CONFIRA OS PREFEITOS ELEITOS
Porto Alegre - Reeleição de Sebrastião Melho do MDB com 61,53% dos votos contra Maria do Rosário do PT com 38,47% dos votos
Canoas - ELeito Airton Souza do PL com 52,12% dos votos contra Jairo Jorge do PSD com 47,88% dos votos
Caxias do Sul - Reeleição de Adilo PSDB com 51,38% dos votos contra Scalco do PL com 48,62% dos votos
Pelotas - Eleito Marroni do PT com 51,38% dos votos contra Marciano Perondo do PL com 49,64% dos votos
Santa Maria - Eleito Rodrigo Decimo do PSDB com 54,50% dos votos contra Voldeci Oliveira do PT com 45,50% do votos
NÃO COMPARTILHE INFORMAÇÕES DE FONTES DUVIDOSAS. FAKE NEWS É CRIME.
Foto:Divulgação Cristal Web Rádio
Grupo de notícias do WhatsApp clique aqui NOTÍCIAS E ENTRETENIMENTO CRISTAL WEB RÁDIO
ELEIÇÕES 2024