O Campeonato Brasileiro de 2024 tem dono: o Botafogo. Em uma tarde histórica neste domingo (8), o Alvinegro derrotou o São Paulo por 2 a 1, em um Nilton Santos lotado, e conquistou seu terceiro título nacional, o primeiro desde 1995.
Com gols de Savarino e Gregore, o Glorioso alcançou 79 pontos, encerrando a competição com sua melhor campanha na era dos pontos corridos. O Palmeiras, que perdeu para o Fluminense por 1 a 0 no Allianz Parque, ficou com o vice-campeonato, somando 73 pontos.
A partida marcou mais uma festa para a torcida alvinegra, que já havia comemorado, há oito dias, o título inédito da Libertadores da América.
O JOGO
Diante de 41.986 torcedores, maior público do ano no Nilton Santos, o Botafogo entrou em campo com a responsabilidade de confirmar o título. Do outro lado, o São Paulo, sem pretensões na tabela, utilizou uma escalação alternativa.
O primeiro tempo começou lento, com ambas as equipes cautelosas. Mesmo precisando apenas de um empate, o Botafogo foi ganhando terreno. Aos 36 minutos, após uma roubada de bola na saída de jogo, Igor Jesus encontrou Savarino, que encobriu Jandrei com categoria, abrindo o placar.
Ainda no primeiro tempo, Jandrei evitou que o Alvinegro ampliasse com grandes defesas em finalizações de Alex Telles e Igor Jesus.
No segundo tempo, o Botafogo manteve o ritmo, mas foi surpreendido aos 18 minutos. William Gomes aproveitou uma falha de Marlon Freitas, roubou a bola e chutou com precisão para empatar a partida.
Quando tudo indicava que o empate prevaleceria, o volante Gregore brilhou nos acréscimos. Aos 47 minutos, após uma falha na saída de bola do São Paulo, ele roubou a bola e marcou o gol do título, levando a torcida à loucura.
ANO DE GLÓRIAS E PRÓXIMO DESAFIOS
Com a conquista deste domingo, o Botafogo igualou um feito histórico, juntando-se a Santos (1962 e 1963) e Flamengo (2019) como os únicos clubes brasileiros a vencerem a Libertadores e o Brasileirão no mesmo ano.
O Glorioso agora mira mais um troféu: o Torneio Intercontinental de Clubes da Fifa. A equipe estreia na quarta-feira (11), às 14h (horário de Brasília), contra o Pachuca, do México, na busca por mais um marco em sua história vitoriosa.
NÃO COMPARTILHE INFORMAÇÕES DE FONTES DUVIDOSAS. FAKE NEWS É CRIME.
Foto: Botafoto | Divulgação Cristal Web Rádio
Grupo de notícias do WhatsApp clique aqui NOTÍCIAS E ENTRETENIMENTO CRISTAL WEB RÁDIO
BRASILEIRÃO 2024