EXPOAGRO AFUBRA

CAMPEÃO DO PROJETO EFICIÊNCIA ENERGÉTICA É DE SÃO LOURENÇO DO SUL

Por: Ascom | Publicado: 25/03/2024 às 08h06 | Atualizado: 25/03/2024 às 12h59
CAMPEÃO DO PROJETO EFICIÊNCIA ENERGÉTICA É DE SÃO LOURENÇO DO SUL trabalho desenvolvido na Escola Municipal de Ensino Fundamental Martinho Lutero foi o grande campeão

O trabalho desenvolvido na Escola Municipal de Ensino Fundamental Martinho Lutero, de São Lourenço do Sul/RS, rendeu muitos bons frutos. Na tarde desta sexta-feira (22), a instituição foi agraciada com o primeiro lugar no Projeto Eficiência Energética na Escola. Por meio da premiação, realizada junto à Arena Verde Energia Solar, da Afubra, durante a Expoagro Afubra 2024, a instituição recebeu um kit com oito placas solares.

“Embora os estudos tenham sido realizados em 2023, agora vamos dar andamento. Eles poderão acompanhar ainda mais de perto o tema, a partir da instalação”, disse animada a diretora Cristiane Siefert Neuenfeldt. Na escola, o projeto reuniu jovens do 5º ano, que estudaram o tema com base em informações coletadas em casa e, também, no educandário. “Eles fizeram leituras de contas de luz, bem como cálculos de consumo mensal e anual. Outros estudantes, que já possuíam sistema de energia solar em casa, também deram os seus depoimentos”, acrescentou Cristiane. Na sala de aula, a iniciativa partiu das professoras Adriana Bandeira, de Educação Física, e de Danúbia Karow, de Ciências, que desenvolveram as atividades com o apoio da coordenação pedagógica.

De acordo com o gerente de Eficiência Energética da Afubra, Elieser do Prado Bastos, a semente plantada há cerca de três anos, começa a dar resultados. “O projeto faz com que a escola traga as energias renováveis para discussão. Práticas de economia, utilização de sistema solar também são outros pontos debatidos”. Hoje cerca de 3 mil estudantes dos três estados do Sul do Brasil, por meio do Projeto Verde é Vida, estão envolvidos na iniciativa.

Durante a premiação, realizada dentro da programação do 1º Seminário de Energias Renováveis, o coordenador pedagógico do Verde é Vida, José Leon Macedo Fernandes, destacou que a verdadeira conquista é a continuação dos trabalhos. “O prêmio é consequência. O que vale mesmo é o trabalho desenvolvido e sua continuação na sala de aula, o que já temos percebido com as demais escolas já premiadas”.

Foto: Divulgação Cristal Web Rádio 
Participe do nosso grupo de notícias do WhatsApp clicando aqui NOTÍCIAS E ENTRETENIMENTO CRISTAL WEB RÁDIO