TRAGÉDIA

CORPO DE BOMBEIROS AFIRMA QUE POUSADA GAROA NÃO TINHA PPCI E ESTAVA "IRREGULAR"

Por: Agência de Notícias | Publicado: 26/04/2024 às 19h17
CORPO DE BOMBEIROS AFIRMA QUE POUSADA GAROA NÃO TINHA PPCI E ESTAVA "IRREGULAR" Em nota, corporação afirma que havia apenas um projeto de 2019 para escritórios no local

O estabelecimento em que ao menos dez pessoas morreram e outras ficaram feridas durante um incêndio na madrugada desta sexta-feira (26) não possuía Plano de Prevenção e Proteção Contra Incêndio (PPCI) e funcionava de forma irregular, de acordo com o Corpo de Bombeiros. A corporação emitiu nota sobre o funcionamento do estabelecimento na tarde desta sexta.

De acordo com a nota, “não foi protocolado PPCI nem emitido o respectivo alvará para atividade residencial, pousada ou hotelaria.” O texto informa ainda que houve um projeto aprovado em 2019, para utilização do do local para a finalidade de escritórios. No entanto, à época, foram exigidas ao proprietário medidas de proteção e nova vistoria, o que não foi feito, de acordo com os bombeiros.

“O Corpo de Bombeiros Militar destaca que toda e qualquer alteração de finalidade do imóvel requer o protocolo de um novo PPCI para que seja analisado. Enquanto não for feito, o empreendimento encontra-se em condição irregular”, conclui a nota.

SOBE PARA 15 O NÚMERO DE FERIDOS
Na tarde desta sexta-feira (26), outras sete pessoas buscaram atendimento no Hospital de Pronto Socorro (HPS) após inalarem fumaça. Pacientes relatam sintomas como tosse e falta de ar. O hospital informa que todos estão estáveis e em observação.

NÃO HÁ INDÍCIOS DE INCÊNDIO CRIMINOSO
A Polícia Civil ainda não tem indicativos que o incêndio que vitimou 10 pessoas na Pousada Garoa, localizada na avenida Farrapos, em Porto Alegre, tenha sido criminoso.

De acordo com o diretor da DP Regional de Porto Alegre, delegado Cléber dos Santos Lima, o depoimento dos residentes aponta que a tragédia não foi intencional.

O delegado adiciona que o foco da apuração são os responsáveis pela estrutura e as condições de habitação no local.

CINCO VÍTIMAS JÁ FORAM IDENTIFICADAS
Foram identificadas cinco pessoas que morreram durante o incêndio registrado na pousada Garoa. A informação foi confirmada pelo Instituto Geral de Perícias (IGP), que ainda trabalha para identificar as outras cinco vítimas fatais.

De acordo com o IGP, dos cinco mortos com identidade confirmada, são quatro homens e uma mulher. Conforme o órgão, outras informações além não serão divulgadas para preservar a identidade das vítimas. Não foi informada previsão para identificação dos outros corpos.

A orientação para familiares de pessoas que estavam hospedadas na pousada e seguem desaparecidas, é de que, durante a tarde, busquem a sede do IGP, no Centro Regional de Excelência em Perícias Criminais do Sul (CREPECSUL), na avenida Voluntários da Pátria, 1358. Entre a noite desta sexta e a madrugada de segunda-feira, devem procurar pelo Departamento Médico Legal, na avenida Ipiranga, 1807.

LEIA TAMBÉM: 
INCÊNDIO EM POUSADA DE PORTO ALEGRE CAUSA 10 MORTES.

Fonte: Correio do Povo
Foto: Divulgação Cristal Web Rádio https://www.cristalwebradio.com.br/inicial
Participe do nosso grupo de notícias do WhatsApp clicando aqui NOTÍCIAS E ENTRETENIMENTO CRISTAL WEB RÁDIOhttps://api.whatsapp.com/send?phone=5551998383822&text=Ol%C3%A1!%20Seja%20bem%20vindo%20ao%20Grupo%20de%20Not%C3%ADcias%20e%20Entretenimento%20da%20Cristal%20Web%20R%C3%A1dio.