ELISANA DE OLIVEIRA - O "SIM" E O "NÃO"

Por: | Publicado: 07/10/2022 às 11h21 | Atualizado: 15/08/2023 às 14h43
ELISANA DE OLIVEIRA - O "SIM" E O "NÃO"
No dia-a-dia da escola, observamos diversas crianças que desconhecem o sentido da palavra "NÃO". Isso ocorre, na maioria das vezes, pela atitude dos pais de dizerem sempre "SIM" aos seus filhos, não querendo contrariá-los, para evitar choro, reclamação, decepção, etc.

Ou ainda, dizem "NÃO" para aquilo que o filho não pode ter ou fazer, mas acabam não sendo firmes e cedem em seguida devido à insistência incômoda da criança.

Na escola, assim como na família, o SIM e o NÃO, precisam ser claros. A aprendizagem precisa organização e disciplina. A criança precisa compreender regras e combinados, além de hierarquias. O NÃO precisa ser "NÃO"! ...no sentido real da palavra e precisa ser cumprido.

O "SIM", só tem sentido se houver o "NÃO". Saber a diferença, dá à criança segurança e equilíbrio. Ensina a tolerar frustrações e estabelecer relações de respeito com as outras pessoas.

Não existe uma receita pronta, mas precisa existir discernimento e clareza nas decisões e nas falas dos pais.
Um não que seja NÃO e um sim que seja SIM.


ELISANA DE OLIVEIRA
Psicopedagoga e Arteterapeuta
Boa semana a todos.
 

 

LEIA TAMBÉM: ELISANA DE OLIVEIRA – SEU FILHO PODE AUXILIAR NAS TAREFAS DOMÉSTICAS?