AGRONEGÓCIO

TECNOLOGIA, SUSTENTABILIDADE E NEGÓCIOS: OS DESTAQUES DA EXPOAGRO AFUBRA 2025

Por: Agência GMN | Publicado: 25/03/2025 às 09h35
TECNOLOGIA, SUSTENTABILIDADE E NEGÓCIOS: OS DESTAQUES DA EXPOAGRO AFUBRA 2025 Pavilhão da Agricultura Familiar recebe em 2025 a produção de 216 expositores de várias partes do Estado

A Expoagro Afubra, considerada a maior feira voltada para a agricultura familiar no sul do Brasil, retorna ao Parque de Rincão Del Rey, em Rio Pardo, nesta terça-feira (25), para a sua 23ª edição, que se estenderá até sexta-feira (28). O evento, promovido pela Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra), promete reunir milhares de visitantes e expositores, consolidando-se como um importante ponto de encontro para produtores, entidades e autoridades do setor agropecuário.

Na edição passada, a feira recebeu 154 mil visitantes e gerou um volume de negócios de R$ 310 milhões, com a participação de 517 expositores. Este ano, a programação foi ampliada para incluir mais debates e soluções para desafios enfrentados pela agricultura familiar, além de inovações em tecnologia agropecuária e sustentabilidade.

A abertura oficial do evento ocorreu às 9h desta terça-feira, contando com a presença de dirigentes de entidades e representantes do governo. Entre os principais destaques estão as palestras e reuniões setoriais, que abordarão temas essenciais como energias renováveis, preservação do solo e estratégias para fortalecer a agricultura familiar no Brasil.
Atração junto ao pórtico principal da feira reúne uma programação especial voltada à educação, cultura, trabalho, renda e tecnologia

Um dos momentos mais aguardados da feira será a audiência pública sobre as mudanças no Programa de Garantia da Atividade Agropecuária (Proagro), seguro rural destinado aos pequenos produtores. O encontro foi proposto pelo deputado federal Heitor Schuch (PSB/RS), presidente da Frente Parlamentar da Agricultura Familiar no Congresso, e ocorre na sexta-feira (28), às 10h. A expectativa é reunir representantes de sindicatos, produtores rurais, além de representantes do Ministério da Fazenda e do Banco Central, para discutir soluções para o endividamento rural.

Entre as novidades desta edição, está a inauguração de um novo pavilhão de animais, que contará com espaços para julgamento de equinos e bovinos, além da exposição de aves domésticas, caprinos e coelhos. Outra atração é o pavilhão da Agricultura Familiar, com 3.480 metros quadrados, onde 216 empreendimentos, entre agroindústrias, artesanato e produção de flores, representarão 89 municípios do Rio Grande do Sul. Destaque para os 42 novos expositores que participam pela primeira vez da feira.

De acordo com Flávio José Smaniotto, diretor do Departamento de Agroindústria Familiar da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), os produtos comercializados refletem a diversidade da produção gaúcha, indo desde queijos, embutidos e panificados até doces, geleias, mel, vinhos, espumantes e cachaças.

A Expoagro Afubra reafirma-se, assim, como um espaço essencial para a valorização e o desenvolvimento da agricultura familiar, proporcionando não apenas oportunidades de negócios, mas também um ambiente de aprendizado e inovação para o setor.

Foto:Divulgação Cristal Web Rádio
Grupo de notícias do WhatsApp clique aqui NOTÍCIAS E ENTRETENIMENTO CRISTAL WEB RÁDIO