O INDIVÍDUO E SUAS NECESSIDADES GRUPAIS

Curiosidades sobre a vida: O indivíduo e suas necessidades grupais.

O ser humano não sobreviveria sozinho, ou seja, todos nós automaticamente fazemos parte de uma sociedade, precisamos uns dos outros para satisfazer nossas necessidades vitais, como por exemplo, a alimentação, através das primeiras mamadas e daí por diante, no aprendizado junto à família, depois escola, local de trabalho, etc. Mas não menos importante, são as necessidades afetivas, de socialização e pertencimento grupal, na comunidade onde estamos inseridos.

O advento da tecnologia oportunizou contato em tempo real, entre todos os continentes, aproximando virtualmente pessoas distantes, mas por outro lado, afastou pessoas que deveriam ser próximas. Nas redes sociais poderemos ter “milhares de amigos”, curtir e receber curtidas em postagens, que geralmente mostram coisas lindas e positivas, alimentando a sensação de sempre ter que parecer bem. Mas esse repetido comportamento tem intensificado a solidão e adoecimento mental, porque as pessoas estão abandonando os contatos presenciais, o olho no olho e diálogo direto, necessários para que os afetos venham à tona, compartilhando suas alegrias, mas também suas dores, sentindo que são acolhidos por outro ser real, com sentimentos semelhantes, tanto de alegria, quanto de tristeza.

Se faz urgente, tirar o indivíduo do isolamento e o colocar em convívio grupal, para que possa se expressar, ser ouvido, ouvir os outros, se identificar, trocar experiências e ideias, para juntos, se fortalecerem e construírem a solução para muitos problemas, que solitariamente apenas se intensificariam.

Dica: Se informe que grupos de convivência existem em sua comunidade e busque se integrar, tanto para evitar o adoecimento, quanto para se recuperar, caso já esteja apresentando sintomas.

Solange de Oliveira
Psicóloga Especialista em Saúde da Família e Sexologia Humana.
CRP 07\11680

Posts Relacionados