FEVEREIROLARANJA E TRATAMENTO DA LEUCEMIA - PARTE II

Curiosidades sobre a vida: “Fevereiro Laranja e tratamento da Leucemia.”

Conforme abordamos anteriormente, a leucemia é um tipo de câncer que atinge as células sanguíneas e tem origem na medula óssea, no inicio não apresenta sintomas, ou apresenta sintomas que às vezes se confundem com outras doenças de menor gravidade, o que pode atrasar o diagnóstico, que passa por várias etapas de exames. Uma vez que os exames definiram o tipo de “Leucemia”, é hora de realizar o tratamento em si.

Tipos de tratamento:

QUIMIOTERAPIA: São medicamentos utilizados para eliminar as células do câncer. É um tratamento considerado sistêmico, porque age em todo o corpo e sua forma de aplicação é cíclica, ou seja, a cada ciclo sua aplicação ocorre em um dia e permanece agindo por vários outros, por exemplo, ciclo de vinte e um dias, aplica no primeiro dia e fica em descanso vinte dias, depois vem o segundo ciclo de vinte e um dias e assim sucessivamente. A quimioterapia se divide nas fases de: indução, consolidação e manutenção. 

TRANSPLANTE DE MEDULA ÓSSEA: consiste em após destruir as células doentes da medula óssea, substituir por células saudáveis, que podem ser de um doador ou do próprio paciente. Estas novas células tronco, restauram a medula óssea que passa produzir células saudáveis. 

TERAPIA ALVO: são utilizados medicamentos para bloquear certas enzimas, proteínas ou moléculas responsáveis pelo crescimento e sobrevida das células cancerígenas, prejudicando menos as células saudáveis.

IMUNOTERAPIA: É uma “terapia biológica” (usa materiais de seres vivos ou feitos em laboratório), para aumentar ou suprimir o sistema imune, ajudando a combater o câncer. Dentro da imunoterapia existem diversos tipos, entre elas a bastante estudada e falada nos últimos tempos, as “células T”, retiradas do sangue do próprio paciente, alteradas em laboratório de devolvidas ao mesmo.

OBS. Não esqueça que independente do tratamento, a SUA DOAÇÃO DE SANGUE É DE FUNDAMENTAL IMPORTÂNCIA.


Solange de Oliveira
Psicologa Especialista em Saúde da Família e Sexologia Humana
CRP 07\11680


Posts Relacionados