FEVEREIRO LARANJA E PREVENÇÃO EM LEUCEMIA

Curiosidades sobre a vida: “Fevereiro Laranja e prevenção em Leucemia.”

A “leucemia” é um tipo de câncer que atinge as células sanguíneas e tem origem na medula óssea. Esse tipo de câncer é dividido em quatro grupos, de acordo com as diferentes características: leucemias agudas (evolução muito rápida), as crônicas (com evolução mais lenta), podendo ainda ser linfoide ou mieloide.

O diagnóstico pode se tornar difícil porque os sintomas são semelhantes aos de outras doenças e podem variar de acordo com o tipo de leucemia e às vezes nem apresentar sintomas, mas é importante ficar atento e procurar o médico em caso de:

- Sensação de fraqueza;

- Sangramentos;

- Hematomas (manchas roxas no corpo);

- Dores nas pernas;

- Febre;

- Gânglios aumentados (ínguas no pescoço, logo abaixo e atrás das orelhas);

- Dor e aumento do baço.

A investigação de leucemia inicia pelo exame de sangue, homograma completo, no entanto, para conclusão é necessário realizar exames específicos, sendo os principais, “Mielograma” e “Biópsia da Medula Óssea”. Uma vez positivo para a doença, outros exames serão feitos para saber qual tipo e definir tratamento.

OBS. Continue nos acompanhando, que na próxima semana falaremos sobre os diferentes tipos de tratamento. Mas lembre sempre, que independente do tratamento, a SUA DOAÇÃO DE SANGUE É DE FUNDAMENTAL IMPORTÂNCIA.

Solange de Oliveira
Psicóloga Especialista em Saúde da Família e Sexologia Humana
CRP 07\11680


Posts Relacionados