VOCÊ JÁ OUVIU FALAR EM "TUMOR GLÔNICO"?

Curiosidades sobre a vida: Você já ouviu falar em “Tumor Glômico”?

Vamos entender um pouco mais sobre este problema raro e de difícil diagnóstico, não por falta de exames, mas por falta de conhecimento e vontade de investigar, daqueles que minimizam a intensidade da dor, por se tratar “apenas da ponta de um dedo”. O tumor glômico geralmente ocorre no leito ungueal ou na falange distal e é um harmatoma benigno que contem células neuromioarteriais.

SINTOMAS:
- Dor intensa ao toque em 100% dos casos;
- Intolerância ao frio de 60 a 70% dos casos;
- Deformidade da unha, de 30 a 40% dos casos o que facilmente é confundida com fungo.

DIAGNÓSTICO: Pode ser realizado a partir do acolhimento e escuta atenta ao relato do paciente, assim como toque, teste com objetos gelados e exames complementares de ultrassonografia e ressonância magnética. Obs. Tumor com dois milímetros já pode ser diagnosticado através de imagem.

TRATAMENTO: É cirúrgico. Faz a retirada da unha e remove o tumor através de incisão onde está um arroxeado no leito ungueal, ou em uma textura diferente na unha. Em alguns casos o tumor pode ser retirado e a unha recolocada. Obs. Se a dor persistir deve ser investigado se não existiam outros tumores.

Pode ficar como sequela a deformidade ungueal e a recidiva (retorno do tumor) de 6 a 20 %.

DICA: Não faça pouco da própria dor ou da dor do outro, mesmo que seja na pontinha de um dedo. Consulte, insista, troque de médico quantas vezes forem necessárias até encontrar a solução.

Solange de Oliveira
Psicóloga Especialista em Saúde da Família e Sexologia Humana.
CRP 07\11680





Posts Relacionados